Jason Curtis Newsted (Battle Creek, 4 de março de 1963) é um baxista estadunidense mais conhecido por seu trabalho na banda de thrash metal Metallica. Ele também foi membro do Voivod após a saída do Metallica. Jason é o fundador da Chophouse Records, um selo de gravação baseado na Califórnia. Atualmente Jason é o vocalista da banda de punk rock Papa Wheelie.
O primeiro concerto visto por Jason Newsted foi de Ted Nugent em 1975. Antes de seguir como músico profissional, Jason trabalhou como chapeiro, pizzaiolo e motorista de caminhão.
O início da carreira musical de Jason Newsted foi na banda Flotsam & Jetsam com seu álbum Doomsday for the Deceiver, de 1986. Jason escreveu a maioria das letras do álbum.
Após a morte de Cliff Burton em setembro de 1986, o Metallica começou a procurar um novo baixista. Jason Newsted fez um teste junto com cerca de 30 outros baixistas e venceu a disputa. Sua primeira apresentação com a banda foi no Country Club em Reseda, na Califórnia. Entretanto, a iniciação junto à entristecida banda não foi fácil. Jason era freqüentemente alvo de brincadeiras de mau gosto e colocado em situações ridículas, o que só piorou com o passar do tempo. Ele estreou no quarto álbum de estúdio da banda, ...And Justice for All, que foi alvo de controvérsia e crítica por sua produção mal feita — notadamente a ausência de um baixo identificável. Jason afirmou que isso foi mais uma humilhação da parte de James Hetfield e Lars Ulrich, embora James e Lars tenham afirmado que também ficaram desapontados com a produção do álbum, além das linhas de baixo de Jason seguirem muito de perto as linhas das guitarras a ponto de se tornarem indistinguíveis. De uma forma ou de outra, o álbum alcançou o sexto lugar nas paradas e projetou a banda para o sucesso.
Em 1991 o Metallica lançou seu álbum homônimo, que levaria a banda ao topo do estrelato. Após uma longa turnê, o grupo tirou férias e, ao retornar, surpreendeu os fãs com Load, em 1996. Este foi seguido por ReLoad e Garage Inc. Na capa do álbum Garage Inc., James, Lars e Kirk aparecem juntos, enquanto Jason Newsted está sozinho, afastado deles. Em seguida veio S&M, depois o popular single "I Disappear" — presume-se que o baixo de "I Disappear" foi gravado pelo produtor Bob Rock , e não por Jason Newsted, uma vez que Jason estava de férias na época, e a gravação tinha prazo porque seria trilha do filme Mission Impossible II.
Em 2000, Jason co-fundou um projeto paralelo chamado Echobrain. Eles entraram em estúdio em março para gravar demos com a ajuda de vários instrumentistas, incluindo o então colega de Jason no Metallica, Kirk Hammett, e o ex-Faith No More Jim Martin. O projeto foi idealizado por Jason Newsted, que mais tarde afirmou ter gasto muito dinheiro nele. O fato de Jason começar a se preocupar e direcionar seus esforços em um projeto paralelo gerou tensão no Metallica.
No documentário Some Kind of Monster, Lars Ulrich, Kirk Hammett e o produtor Bob Rock aparecem num concerto dos Echobrain. Após a apresentação, eles esperavam cumprimentar Jason Newsted, mas Jason, de forma suspeita, não foi encontrado em nenhum lugar.
Quando eram feitos novos planos para entrada em estúdio, Jason Newsted deixou o Metalica em 17 de janeiro de 2001. Sua declaração revelou que sua partida deveu-se a "razões pessoais e danos físicos causados a mim mesmo ao longo dos anos pela forma de tocar a música que amo". Em uma entrevista para a revista Playboy, Jason revelou que tinha vontade de lançar um álbum com sua banda Echobrain. James Hetfield sempre foi contra a idéia e disse que "quando alguém tem um projeto paralelo, leva embora parte da força do Metallica". Jason replicou citando as contribuições de James em outros projetos musicais. E James disse que seu nome não estava naqueles projetos, e ele não estava tentando vendê-los, e ponderou questões como "Quando isso iria acabar?", "Você vai entrar em turnê?", "Vai vender camisetas?", "Isso é uma banda?"
Jason Newsted substituiu o baixista Robert Trujillo na banda de Ozzy Osbourne durante o Ozzfest de 2003 (Robert Trujillo foi justamente o substituto de Jason no Metallica). O Voivod também tocou neste festival. Durante uma entrevista para a MTV, Jason e Ozzy mostraram bastante entusiasmo quanto a escrever um álbum juntos, com Ozzy comparando Jason a "um jovem Geezer Butler". Entretanto, tais expectativas não puderam ser confirmar, com Jason deixando a banda de Ozzy no final da turnê em 2003. Ele foi substituído por Rob Nicholson, baixista de Rob Zombie.
Jason Newsted participou do Rock Star Supernova, um supergrupo criado para o reality show de TV Rock Star: Supernova, em 2006. O programa montou a banda "Supernova" (com o baterista Tommy Lee e o guitarrista Gilby Clarke), que procurava por um vocalista e começou em 3 de julho, com um episódio exclusivo pela internet, tendo a estréia na TV em 5 de julho. Em 13 de setembro, Lukas Rossi foi declarado o vocalista vencedor.
Em 23 de outubro de 2006, Jason se machucou ao tentar segurar um amplificador de baixo que caía no chão. O acidente resultou em lesões no bíceps direito e ombro esquerdo. Embora Jason pareça ter saído da banda em 2001 brigado com a mesmao, ele participou num concerto ao vivo com Metallica no "Hall of Fame" em 2009 e em Dezembro de 2011 participou dos shows comemorativos de 30 anos da banda, nos quais houve também as participações dos ex-membros da banda que ainda esão vivos: Dave Mustaine, Ron McGovney e Lloyd Grant.
0 comentários:
Postar um comentário